Mais uma vez, situações de um cotidiano normal podem servir de "objetos de estudo" sobre as ações humanas.
Qual a diferença entre um comentário com propósito de depreciar e uma crítica?
Primeiro, vamos deixar bem claro a função fundamental de uma crítica.
Toda crítica é feita com o objetivo de buscar reflexão sobre ações cometidas para que se busque um melhoramento. Pelo que se percebe da definição, críticas são sempre construtivas. Sempre buscam melhorar algo que não está tão correto quanto nossos sentidos/instintos dizem.
Um exemplo polêmico que me motivou escrever: uma pessoa está acima do peso. Tipo, bastante acima do peso. Várias outras pessoas alertam para um prejuízo futuro tanto para a saúde quanto para uma reprovação num teste de resistência física. Se todas as evidências indicam que todos estão certos, por que então não parar e analisar o conteúdo da crítica? Quando uma ou outra pessoa faz um comentário desagradável a nosso respeito, existe uma grande possibilidade de ser apenas um comentário depreciativo. Mas quando você é a minoria e todos concordam em discordar de você, é muito mais provável que algo que você esteja fazendo não esteja certo.
Aqui se encaixa perfeitamente um dos maiores defeitos do ser humano: orgulho.
Mas, se esse sentimento tivesse uma moderação a ponto de apenas cultivar uma alta auto-estima, não seria um problema.
Mais uma vez a falta de equilíbrio causando sofrimento nas pessoas que o ignoram.
O que custa às pessoas adimitirem seus erros e que os outros podem estar certos também? Essa falta de humildade ainda faz mal a muitas pessoas...
Adimitir as incapacidades, os nossos limites, não é sinal de fraqueza! É sinal de grandiosidade.
Nem mesmo Sócrates, o maior sábio, o maior filósofo, o cara que é um marco na história da filosofia, ele não teve a ousadia de dizer que era O CARA. E isso não o fez ser o mais sábio?
Aceitar conselhos também não significa que devemos absorver toda e qualquer opinião que derem sobre nossas vidas. É importante saber filtrar os bons conselhos, os que nos farão crescer e evoluir como seres humanos, e aqueles que vão nos impurrar em precipícios sem volta.
Não digo para simplesmente virarmos pessoas extremamente preocupadas sobre tudo o que dizem sobre nós. Muito menos que deixemos de ter olhar crítico sobre as coisas para reproduzir sem preocupação alguma em selecionar informações nem fontes. Mais uma vez atento para o equilíbrio.
Afinal de contas, não é obrigatório que SEMPRE tenhamos que sofrer para aprender com nossos erros! É bom e válido também aprender com a experiência dos outros.
Mas se tiver de errar, pelo menos que se tire lições. Que se aprenda a não cometer os mesmos erros.
Pra quem consegue aceitar críticas e pra quem ainda tem muito pra aprender com a vida...
FELICIDADES!
Vivendo e aprendo queridinha... Orgulho só nos leva para mais longe de onde queremos chegar e sem duvida a humildade e respeito pelos outros é o caminho mais curto. Felicidades! :D
ResponderExcluir