terça-feira, 12 de abril de 2011

o vice-treco do subtroço!

Apesar de ser um tema bastante pertinente, a ultima postagem saiu de improviso. Inesperado.
O tema que eu iria tratar semana passado é um pouco mais introspectivo e ao mesmo tempo, amplo. Apesar de que falar sobre morte sempre acaba tendo uma visão e uma interpretação muito subjetiva.

Mas hoje a discussão trata de questionamentos que movem nossas vidas. Apesar de que algumas vezes, esse conflito deve ter induzido pessoas a não verem muito sentido nelas.

De quelquer forma, vamos lá!

A maior pergunta é: quem é você? quem somo nós?

Segundo um professor de física que tenho somos, simplesmente, "o vice-treco do subtroço!"

Acompanhem o pensamento dele...

Vivemos em um universo. Um universo, entre muitos que existem (ainda filosoficamente pois não foram comprovados empiricamente).
Dentro desse universo, entre pelo menos 1 bilhão de galáxias está uma, a via-láctea, na qual estamos.
Dentro dessa pequena galáxia (se comparadas com outras a nossa é pequena!), existem mais de 100 milhões de estrelas. Algumas maiores do que podemos sequer idealizar. Maiores inclusive que o nosso sol que também é uma estrela, porém, pasmem, estrela-anã!
Ao redor dessa "estrelinha" existem vários planetas e luas girando ao seu redor, asteróides e poeira cósmica.
Não é o maior, mas vivemos em um desses planetas que giram ao redor do sol, que é uma das estrelas da via-láctea, que é uma das bilhões de galáxias existentes, que fazem parte de um dos universos e que está em uma das possíveis 11 dimensões.
Dentro desse planeta, estamos concentrados (geralmente) em cima das massas continentais, que são 5 (América, Europa, Ásia, África e Oceania; alguns raríssimos nos pólos e viajando nos oceanos).

Ainda dentro da Terra, existem muitos seres vivos. Entre os seres vivos, tem uma entre as 10 a 50 milhões de espécies, do reino animal, a qual você e eu pertencemos. No mundo estima-se que somos 7 bilhões de seres humanos.

Dentro dos continentes ainda existem países, divisões regionais, estados, cidades, bairros, condomínios, ou ruas, ou vilas, ou andares... enfim! E só no Brasil, a espécie humana gira em torno de 191,5 milhões de habitantes.

E por aí vai... quantos vieram antes de você na sua família, que por sinal é uma entre milhares no mundo?

Depois de tudo isso, se alguma pessoa chegar para ver perguntando com aquela arrogância: "você sabe quem eu sou?". Responda: "você tem tempo para eu te explicar?"


Como você vai entender toda essa história, eu não sei. Apenas posso te ajudar a direcionar teu pensamento. Nesse sentido, não entre em crise existencial por não se achar importante no mundo e insignificante.
Acredite querido leitor, você e eu fazemos muita diferença!
Somos pequenos perto do tamanho de uma estrela ou das dimensões de um universo, é verdade. Mas já pararam para pensar na importância que temos na vida de outra pessoa tão "pequena" quanto nós? Na diferença que fazemos no futuro de outros seres vivos? Nas consequências que as ações de um ser tão pequeno podem causar? Algumas tão destrutivas e outras que possibilitam a harmonia das forças do universo?!

Mais uma vez uma frase de Einstein me mostra o tamanho de sua genialidade: "A imaginação é mais importante que o conhecimento." Com isso acho que tudo foi dito!
Se sua capacidade de criar, inventar e sonhar for tão grande a ponto de imaginar o tamanho do universo e de todos os mistérios que ele contém, serás mais importante do que um cara que não tenta libertar a mente dos cálculos, das fórmulas e das leis físicas, matemáticas e humanas.

Sejamos então grandes! Não estou falando de tamanho, a genética impede alguns de nós nesse sentido!
Sejamos libertadores da imaginação e assim, tão grandes quanto os maiores fenômenos cósmicos e tão pequenos ao ponto de admitir nossa insignificância biológica frente a grandiosidade da natureza.

Felicidades!!!

3 comentários:

  1. Bom ver que mecheu um pouco com vc....
    que gostei muito de ler seu texto.

    e gostaria de esclarecer que me inspirei no mario cortella e no filme quem somos nós (assim como ele próprio)...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa! Muito legal o teu texto! Ele nos faz pensar sobre o que somos nós diante de toda a grandeza do universo... Olha, tem uma postagem que, apesar de um pouco mais revoltada, segue essa mesma linha. Dá uma olhada lá!

    http://naosouespecial.blogspot.com/2011/03/e-foi-assim.html

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é a descrição de uma palestra de Mário Cortella. Veja em: http://www.youtube.com/watch?v=1w6_vXBJYqw

    ResponderExcluir